BIOGRAFIA
(Luiz Hermano)


Luiz Hermano Façanha Farias nasceu no dia 7 de agosto em 1954 na Preaoca (Município de Cascavel, Ceará), Começou a desenhar e pintar na região do Tabuleiro Cearence,ainda na infância. Costumava construir armadilhas para caçar preás e montava casas de pau-a-pique embaixo dos cajueiros e sobre a areia branca da Preaoca.

Vai estudar em Cascavel e Fortaleza onde faz o curso de técnico em edificações e de filosofia., os quais logo abandonou para viajar pelo mundo.

Muda-se para o Rio de Janeiro e em seguida para São Paulo onde, a convite de Pietro Maria Bardi, expõe seus desenhos no MASP (1979). Em 1980 edita o álbum de gravuras em metal “O Universo” com Alberto Beuttemüeller.

Vivendo em São Paulo dedica-se à gravura e à pintura. Nos anos de 84 e 85 passa a morar alternadamente em Paris e Londres.

Em São Paulo expõe suas pinturas na 19ª Bienal.

Em 1991 participa da 21ª Bienal de São Paulo com trabalhos tridimensionais.

Nos anos seguintes vive em Berlin e em Nova York.Volta para São Paulo. Em 94 concebe a exposição Esculturas para Vestir, com ensaios fotográficos de Bob Wolfeson no MAM-SP.

Em 1995 faz residência e exposição no Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem-ES.

Em 1997 conhece o Nepal e a uma parte da Índia. Em 1998 vai à Tailândia e ao Camboja visitar Angkor. Em 1999 viaja à Indonésia e à Austrália. Em 2000 Conhece o México e Cuba.

Tem esculturas em exposição permanente na estação República do Metrô de São Paulo, no MASP, no MAM e no MAC (USP). Há ainda o álbum de gravuras “Universo” na Biblioteca Nacional de Paris, gravuras diversas na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, no MASP, MAM, MAC, Pinacoteca do Estado (SP), entre outros. Em 1998 participa da ARCO em Madri em 1999 e novamente em 2001,e participa da FIAC- 1999 em Paris .

Em 2001 volta a viajar, desta vez: Berlim (onde expõe), Corea e Fiji no mês de agosto e em outubro participa de uma coletiva em Nova Yorque.