A Garganta da Serpente
Artigos Envenenados textos sobre literatura
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Língua viciada - II
Arcaísmo - Neologismo

(Madalena Barranco)

(Com a participação especial para todo o sempre da turma das criaturas fantásticas do blog "Se eu flor de morango... Prosa e poesia", visitar link da Madalena Barranco, que agora estão invadindo todos os textos da escritora...)

Moscatela Roxa (a aprendiz da Bruxa Uva): minha mestra Bruxa Uva já voltou do retiro florestal no spa do Vale das Tarântulas Negras, mas ainda não teve tempo para me explicar sobre esses tipos de "barbarismos"!

Gnomo Azul: ai, mas que aprendiz de feiticeira mais fajuta... Claro que a Bruxa Uva lhe explicou. Você é que não entendeu, pois quando a bruxa está com as mandíbulas cheias de patas de sapos, ela fala tudo do jeito que era há oitocentos anos.

Magalena: schhhh! Não deixem a bruxa saber, mas "Arcaísmo" é um vício de linguagem que tem tudo a ver com ela...

Gnomo Rosado: hehehehe - claro, a bruxa pertence ao "antanho" há mais de mil anos. Até o "passado" fica novo perto de seu "antanho".

De repente, a tela do computador se apagou e surgiu uma bola vermelha bem no meio do blog Morango, que foi crescendo até tomar o escritório da Magalena e estourou, espalhando mais de três mil verrugas virtuais no mundo real.

Bruxa Uva:
assim que ouvi essas gentilezas sobre mim, eu vim bem "asinha" para acabar com a festa e lançar um feitiço verruguento em vocês!
Moscatela Roxa: oh, mestra! Me ensine a fazer isso! Mas... O que é "asinha"?

O gnomo Rosado, enquanto tentava se livrar das verrugas gosmentas, respondeu com cara de morango verde:

Gnomo Rosado: isso quer dizer que "asinha" é uma expressão antiga que já não se usa mais na língua portuguesa. Somente criaturas desatualizadas com mais de mil anos ainda falam "asinha" em vez de "depressa"... Ai, ai, depressa, vamos nos esconder!

Bruxauva: tomem! Tomem! Vassouradas é o que vocês merecem. Moscatela Roxa, mexa sua vassoura, argh, cheia de lacinhos, e prove que é uma aspirante a bruxa e me ajude a...

Moscatela Roxa: isso é "terrorível"! Que maravilha mestra! Com as vassouradas as criaturas hão de ficar todas roxinhas, assim como meus longos e lindos cabelos roxos com laivos dourados.

Gnomo Azul: sem saber, a Moscatela se adiantou às lições e criou um neologismo, empregando ou criando uma palavra nova, que ainda não foi incorporada, ou oficializada à língua oficial, assim como "terrrorível". Bem, o que não se pode saber é se essa palavra vai ganhar força e criar raízes... Só o tempo estabelece os neologismos na língua.

Magalena: desse jeito, dona Bruxauva, nunca vou falar de você em minhas homenagens aos sites e blogs "Culturabelíssimos". Argh... Dessa vez você exagerou. Essas verrugas grudaram até nas cortinas que separam a fantasia da realidade!

Bruxauva: é o que você pensa! Sua neologista de meio-morango! Eu sou tão antiga que faço parte de tudo. É só você se "estressar" com algo que eu apareço bem "asinha"!

Duende Lilás: nada disso. Eu estava ouvindo de longe... Foi sem querer, mas escutei a bruxa dizendo "estressar". Vocês sabiam que o gnomo Azul o outro dia estava falando para o Rosado, que essa palavra já consta nos dicionários de língua portuguesa??? Hehehe - ser mexeriqueiro também é cultura.

Se tu vieres com arcaísmos
o antanho vem asinha,
mas se fizeres neologismo comigo
é porque o futuro se avizinha
desde o dia em que te almei!

Madalena Barranco & Gnomo Rosado

Gnomo Rosado: hum, agora sim este texto está em estado fantástico de "morangolícias" constantes!

Enquanto isso, a bruxa em seus aposentos virtuais estava tentando enfiar sua aprendiz no caldeirão, para ensiná-la a cozinhar as idéias no cérebro antes de abrir a boca sem pensar. A sorte da aprendiz é que a tinta de cabelo roxa de Moscatela começou a tingir o caldeirão de estimação da velha Bruxauva, senão ela já teria virado uma sopa de ossos roxos...

Magalena
: isso me leva ao artigo anterior sobre o vício de linguagem: "Barbarismo"!!! Por isso, em vez de cozinharem suas idéias ao estilo da bruxa é melhor ler, informar-se e claro: atualizar-se sobre o uso das palavras em nossa época contemporânea.

Continua... (Aguardem!)


LEIA TAMBÉM.:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.:
  • Gramática em 44 Lições - Francisco Platão Savioli - da Editora Ática;
  • Publicado em: 09/08/2007
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente