A Garganta da Serpente
Artigos Envenenados textos sobre literatura
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Direitos Autorais - Aspectos Éticos

(Vânia Moreira Diniz)

Muito triste ver alguém que copia a autoria de um verdadeiro escritor. Lamentável que seja roubado o dom mais precioso de quem escreve. Ali, num simples texto, não estão só palavras mas a alma, o coração, os sentimentos, as sensações e inspirações, na verdade , a vida de uma pessoa. Não há nada que pague esse bem que foi usurpado tão covardemente.

E quando digo se aproveitar das obras do escritor não quero falar só sobre as palavras que ali estão. Mesmo aqueles que se aproveitam da idéia profundamente enraizada estão usurpando uma composição do texto que se apoderou.

Vemos por aí mensagens magníficas, de sensibilidade e muito talento e que abaixo está simplesmente escrito Autor Desconhecido. Esses deveriam ser investigados e até ser procurado a família da pessoa que o escreveu para que fosse devolvido a quem de direito. Mas o que presenciamos tristemente e muitas vezes, é retornar essa obra com o escrito de pessoas sem talento que se aproveitaram da idéia do autor , trocando muitas palavras por sinônimos, se aproveitando de trabalhos extraordinários e que por um motivo qualquer estão transitando sem o nome de quem o compôs .

Fico pensando como alguém pode sentir prazer sabendo que está sendo comentado ou homenageado por alguma coisa que não saiu de sua inspiração e como pode uma pessoa se sentir realizada em circunstancias tão falsas!.

Mesmo que ela consiga seu intento das pessoas acreditarem, qual a sensação que deve acompanhar de estima por si própria ao acontecer alguma coisa assim?Mesmo que todos acreditem na farsa de apresentar um texto copiado ou pelo menos fundamentado em imagens e idéias alheias será que essa pessoa não se sentirá inexoravelmente humilhada por si mesma?

Nada é mais triste do que isso para um escritor . Saber desses pseudo-escritores que em busca do sucesso que às vezes não chega nem para um autêntico profissional,usam textos alheios sem nenhum escrúpulo. È como se estivesse pisando em cima de sentimentos, desprezando uma obra que o autor o fez com a fé do seu talento, experiência, amor e dedicação. Valerá a pena, isso para alguém, por menos ética e consciência que possua?

Os Autores Desconhecidos, aparentemente desconhecidos, deveriam ser respeitados pelo tamanho de seu talento, porque é muito triste ver obras sejam quais forem os conteúdos serem copiadas e roubadas tão levianamente.

È muito maior e mais dilacerante roubar-se uma obra literária do que um bem material porque foi empenhado nosso próprio ser , com todas a emoção que nos impulsiona e a ternura que nos faz vislumbrar horizontes que dinheiro nenhum pagaria.

O que escrevemos é o depósito de nossa alma e empenhamos dedicação, esforço, estudo, é como um filho que carregamos, aquecemos e acalentamos. Filho que tiramos de nossa inspiração e esforço e se tornou a continuação de nós mesmos.

Conclamo aos colegas escritores a empreendermos uma nova luta, como já fizemos outras vezes combatendo essa erva daninha do desrespeito aos direitos autorais que vez por outra insistentemente contamina a nossa internet.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente