No filme O Carteiro e o Poeta, baseado no livro homônimo
do escritor chileno Antônio Skármeta, dirigido por Michael Radford,
a história se passa numa ilha do Mediterrâneo (Itália).
O poeta Pablo Neruda (chileno) se exila nela por razões políticas,
e acaba fazendo amizade com o carteiro Mario Ruoppolo, quase analfabeto.
Como o telegrafista era fã de Pablo Neruda, contratou um carteiro especial
para levar-lhe as correspondências na sua casa, fora do núcleo
urbano. É bom dizer que o funcionário do correio gostava do lado
político do poeta, pois ambos eram comunistas. O telegrafista nunca discutia
as poesias de Neruda com Mário Ruoppolo no local de trabalho.
E assim, destinatário e carteiro fazem uma grande amizade. Mário
Ruoppolo precisava conquistar Beatrice, por isso queria aprender lições
de poesia com o poeta. Dessa forma, começou pelas metáforas. Pablo
Neruda tenta ajudar o carteiro a conquistar seu amor de verdade, ensinando-lhe
poesia.
Numa discussão entre o telegrafista e o carteiro, surge a diferença
entre a arte engajada, catequética, que tem como meta principal a transmissão
de uma mensagem, e a arte pela arte, cujo escopo é a estética,
o encantamento, a poesia.
O carteiro dizia que Pablo Neruda era o poeta das mulheres, do amor. O telegrafista
retrucou de pronto: era o poeta do povo, dando-lhe um papel político.
Quando João Cabral escreveu Morte e Vida Severina, o texto
foi encenado e usado muito em favor da reforma agrária nas décadas
de 50 e 60. Indagado sobre isso, o autor afirmou que não era problema
dele, como a dizer que não tinha controle sobre sua criatura. Não
era esse o objetivo primeiro da obra.
A arte engajada tem prazo de validade, perde a sua universalidade, torna-se
muito importante como documento histórico, porque seu autor sacrifica
a estética pela ideologia. Jorge Amado, por exemplo, só virou
escritor nacional e internacional a partir de Gabriela, Cravo e Canela,
após se desvincular do Partido Comunista Brasileiro.
Caso queira escrever, caro leitor, não se esqueça de que a beleza
de uma obra literária não está no seu conteúdo (esgotável),
mas na sua forma (inesgotável), no jeito de trabalhar as palavras e os
elementos da narrativa.
Pelo conteúdo, ninguém mais ouviria música brasileira
de qualquer gênero, pois os temas se esgotam no número dos dedos
das mãos, mas cada um canta de um jeito, compõe sua letra de forma
particular. Lembre-se do livro Dom Casmurro, veja o que fez Machado de Assis
de um caso de amor de fundo de quintal: um romance encantador.
O Carteiro e o Poeta
Il Postino
Direção: Michael Radford
Duração: 109 minutos
Ano: 2003
Quer outra dica de filme? |