A Garganta da Serpente
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Réquiem de Ópera

(Cármen Rocha)

O meu drama crescia rapidamente. Não mais esperanças de sentir a amada, os seus afagos, os seus beijos, nem rever os amigos, nada mais possuir ou esperar. Tristeza... Desalento....

Paralelo às minhas dores verdadeiras, o meu estado agora quase onírico causava espanto à empregada de muitos anos, que ajoelhada ao lado do meu leito se esforçava por entender-me, pois eu não tinha mais forças ou cor.

Dor muito tempo e o tempo se esgotando. Aquela pobre criatura continuava com a xícara de café negro na mão, que iria me oferecer talvez como conforto ou adeus. Aquela mão estendida estava trêmula...

A melodia... Tudo foi parando. O seu espanto... As dores... A consciência das dores... A morte teria que esperar. As grandes aflições iriam aquietar-se? O tempo... Estaria eu pronto? A voz da grande cantora foi chegando, chegando até mim. Intensificada, invadia-me como uma estranha resposta aos solitários e feridos. O violino, em diapasão, solava melodiosamente e evocava o desespero daquela mãe-guardiã. Seu som dilacerante penetrava a alma, e esta vibrava no mesmo tom, o do sofrimento, mas tão entranhado, tão visceral... Eu o sentia... A voz cantava e contava a tragédia do fogo que atingia o casarão antigo e destruía tudo, todos os sentimentos da mulher, de maternidade e de amor, seus filhos..., sua terra, superando os meus problemas (e a minha própria morte que se avizinhava), pensamentos em chamas e o crepitar do fogo que me enlouqueciam e como um sentimento quase imoral, dilaceravam meu espírito alquebrado pela doença insidiosa.

O som pungente daquele canto imbricava o ar, assim como tudo o mais, e mostrava como ela, aquela mãe atormentada morrera na tentativa vã de salvar alguma coisa, pois seus filhos ali tinham nascido, era sua própria vida passada que tentava salvar e pela qual dava a sua. Eu sentia a minha própria solidão, a distância da inocente amada, muito amada, que tudo desconhecia, confundida com a aquela canção pungente. Só, absolutamente só, nada deixava para trás... agora totalmente desvinculado. As lágrimas, simples sinais, teimavam em descer pela minha face magra e eu embalado pela melodia fundia-me em êxtase...

Tomado por essa voz tão intensa, senti-me rodopiando, fora da cama e das agulhas que perfuravam meu corpo e espírito. Feridas abertas em meu ser. Morrer ou viver? O que importava? O drama da vida desaparece e só clama o momento, o instante afinado com o som magnífico de Callas. Um inebriante estado de alma, abrangente e único, além dos sentidos. Eu comecei a bailar acompanhando o ritmo, sem medo ou dor, purificado... volteando... O meu espírito, agora enleado, envolvido por aquela melodia inebriante. A epifania...

(in "Ao Redor da Mesa" )

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