A Garganta da Serpente

Soares Feitosa

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Talvez outro salmo

Não poderás ver a minha face, porque o homem
não pode ver-me e continuar vivendo
(Êxodo, 33, 20)

Lado 1

Bem-aventurados os mansos,
porque herdarão a terra.

“Mais um pouco e não haverá mais ímpio,
buscarás seu lugar e não existirá;
mas os pobres vão possuir a terra
e deleitar-se com a paz abundante.”

Falou o salmista, em 37, 11,
falou contra os valentes,
e agora o Cristo
glorifica os mansos:
eis a banda um
[porque eu sempre tenho razão],
em pecado: ira.

 

Lado 2

Bem-aventurados os pobres de espírito,
porque deles é o reino dos céus.

Ricos de espírito, os mal-aventurados

—a quem se destinaria o anátema?

Talvez, dos orgulhos todos,
o mais grave seja o de “espírito”,
pois o de "corpo" é
um mero trejeito, uma roupa mais nova,
um penteado ligeiro:
inofensivo.

Enquanto o "outro orgulho",
cavalgando olhar e queixo,
é de lá que ele viaja,
como se fora uma névoa
sobre o espírito;
o verbo,
que somente o verbo é brasa pura
disparada contra os Teus pequenos, Senhor
[porque eu sou melhor e mais caridoso].

Lado dois do eneagrama, com certeza:
pecado matriz,
Soberba!

 

Lado 3

Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão a Deus.

Quem se poderá dizer, de mãos inocentes
e de coração puro,
que jamais se entregou à falsidade,
nem fez juramentos de engodo?

Exigências do salmista (24, 3),
para deixar
de falsear

[o sucesso a qualquer custo],

e fugir, sem contar as pedras,
do vício da banda três,
a Mentira.

 

Lado 4

Bem-aventurados os que são perseguidos
por causa de justiça,
porque deles é o Reino dos Céus.

Por que só acontecem com os meus
essas perseguições,
que meu vizinho, livre e lesto,
contempla despreocupado o horizonte?!

A trave,
a velha trave de olho e argueiro,
o olho e o olhar,
o olhar em torno quando,
insatisfeito com o geral,
me fico,
da banda quatro,
e me amofino
[sou diferente dessa gente]
esquecido e travejado:
                            Inveja.

 

Lado 5

Bem-aventurados sois,
quando vos injuriarem
e vos perseguirem,
disserem todo o mal contra vós
por causa de mim.

Se me injuriam e nada digo,
se me perseguem e não fujo,
se me prendem e me entrego,
é quase certo,
as recusas sejam
uma redução,
e por trás daquela fuga,
daquele esconderijo de silêncio,
e de muitas renúncias
[porque eu percebo, recebi pouco]
não sejam renúncias,
o pecado seja,
da banda cinco, bem miúda,
                                   a Avareza.

 

Lado 6

Bem-aventurados os aflitos,
porque eles serão consolados.

Tenho medo, Senhor, espero
no Teu ombro o meu consolo;
que muitos dos meus amares são um puro trêmulo,
trêmulos...
e quando deixo de fazer,
não é que tenha deixado de amar,
que não amava...
eram os trêmulos:
foi pelo pecado, que me consumi, Senhor
[nunca pude confiar...e se...]
e de banda seis
eu cavalguei
              o Medo.

 

Lado 7

Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.

De que misericórdia fala o evangelista?

Estaria ele falando daqueles
que chegam para dar,
bem diferentes de quando
cheguei para tomar
e tomei,
com toda a ânsia, e tomei,
comi e comi; bebi e bebi; gritei e gritei:
pecado raiz
[não posso sofrer],
qu’eu sempre quis mais,
de jamais chegar:
            a Gula.

 

Lado 8

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.

Como aplacar minhas revoltas?

— Justiceiro eu sou!

E a minha fronte
deJustiça me tem levado
a tomar pressas,
pesar na minha balança,
de uma justiça
minha, a minha justiça,
porque minhas mãos são puras,
e posso passar, que sempre passei
por cima
deles,
de mim
e dos meus:
pecado matriz,
eu mesmo,
quando invadi
e não houve argumento:
[sou forte], de número 8,
           a Luxúria.

 

Lado 9

Bem-aventurados os que promovem a paz,
porque serão chamados filhos de Deus.

A paz conciliada é a essência
da serenidade,
que muitas vezes a pecaminosa serenidade,
do quando “deixei pra lá”,
do quando “depois eu vejo”,
que me afundei
[estou satisfeito],
na banda nove:
                  ofenda data Preguiça.

 

II - Um Círculo

De todas as bandas, na volta completa,
de um místico 9
(a morte, impossível vê-Lo),
certamente algum Caminho...
de assombrar, esse Mateus,
Pier Paolo Pasolini e as parábolas,
e ele, Mateus, ainda diz que a porta é estreita...,

é estreitíssima... deve ser!

 

III - Mateus

Dito Mateus, ele mesmo,
onde Lucas copydescou,
copiou mal, como também na “dos talentos”,
embora o mesmo Lucas inexcedível em Lázaro,
—— manda molhar, pai Abrahão, a ponta do dedo
e Lázaro
me refrescará a língua tórrida
dentro deste caudal
relâmpago.

 

IV - Lucas

Noutro passo, agora é Lucas,
e os cânticos, Magnificat, anima mea dominum,
que também Nunc dimitis, agora, soberano Senhor,
me dê minhas contas, baixe minha carteira,
quando a mulher, pois havia uma profetisa, chamada Ana,
de idade avançada, filha de Fanuel,
e ela, a mulher, falava de um Menino a todos,
esperado deles.

Esperado...

espe..........................................................rar
talvez um verbo, nos caminhos de spes, spei
de esperança...........................ou de uma deusa romana
irmã do Sono,
ela muito jovem e coroada de flores,
risonha...?!

Por certo, risonha!

Spes, spei,
esperar,
em todos os modos,
para todos os tempos...

 

V - Final

Assombra que tais sujeitos,
alguns, pescadores, que nunca citam Platão
nem Virgílio,
e pescam
(mas estão carregados de Platão e de Virgílio)
e continuam pescando,
saibam tanto,
à permanência do fardo de pescar:

Como podem saber tanto,
de nunca escreverem uma única linha em linha reta?

                               Porque é da Tua boca, Senhor,

                    e para os Teus ouvidos
          que a boca deles fala.

(Salvador, manhã muito clara, 5.10.96)


(Soares Feitosa)


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