A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

A PROPÓSITO DA GUERRA

(Géber Romano Accioly)

Escrevi, quase por escrever, um texto/carta aos que alardeiam a Paz e não entendem bulhufas de Guerra, intitulado Ao Incapaz para a Paz e surpreso recebi comentários dos mais diversos, entretanto nas entrelinhas pude perceber que os maiores defensores da PAZ são os que mais vivem em GUERRA.

O "Si vis pacem, para bellum" nos induz a uma preparação para a guerra se quisermos que haja paz, entretanto a finalidade precípua desse aforismo é a IGUALDADE.

Pensa-se duas vezes quando se quer medir forças "lato sensu" com alguém do "nosso tamanho".

Os pais são maiores que os filhos, os "esposos" são maiores que as "esposas", os novos são maiores que os velhos, os ricos são maiores que os pobres, os brancos são os maiores, e por aí seguem "medições" das mais variadas.

Não deve o maior abusar do poder de ser maior e "baixar o cacete" sem que nem pra que no menor, entretanto se o menor estiver "pisando na bola", que fazer? - Admoestá-lo, ora!... você dirá.

E se mesmo admoestado o pestinha continuar "cagando fora do caco"?!

Não estou sugerindo como manda as Sagradas Escrituras "que seja levado para fora dos muros da cidade e seja apedrejado até que morra": DE MANEIRA ALGUMA, pois sou contra o apedrejamento (suja as pedras). Sugiro sim, que o "pobrezinho" seja mandado para a casa dos que alardeiam PAZ e PAZ e PAZ sem entender porra nenhuma de guerra.

Por criarmos leis "humanizadas" para os FORA-DA-LEI (se está FORA pra que Lei) é que os Parejas e os Beira-mares, os Castros, os Ladens, os Hussens são ídolos.

Somente teremos paz quando estivermos preparados para a guerra, a exemplo de espécies mais evoluídas que nós como os paquidermes, os cetáceos..., pois poderemos manter os "carentes" na rédea curta e entendermos o que nos ensina o Eclo 33: 7 a 19 com destaque para "... Abençoou alguns, mas consagrou-os, colocou-os junto de si; amaldiçoou outros e humilhou-os e derrubou-os de seus lugares. ...", quando se refere a DESIGUALDADE entre os homens.

Fez o que não é pra ser feito NÃO SE DEVE TER PENA por ser errado e além do mais "quem tem pena dá o .., diz o ditado.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente