A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

O Macaco Líder Injusto

(Géber Romano Accioly)

Necessário se faz lembrar dos grandes criminosos finlandeses, dinamarqueses, suecos, suíços que abalaram a sociedade nos últimos cinqüenta anos. Elementos como...., e..., não esquecendo de..., ainda podendo incluir.... (estou, por anoso, com a memória falhando e espero que o leitor me ajude a lembrar). Sei do fundo de minha alma do desejo de todos para que esse meu esquecimento, por anoso, se estendesse a toda a humanidade, mas...

“O Rei que não é franco, faz o vassalo ser manco”. Este ditado medieval retrata, com a sabedoria popular, a importância do líder.

“Cada povo tem o governo que merece”. Este ditado comum nos nossos dias retrata, com a sabedoria popular, a importância do liderado na escolha do seu líder. Líder e liderado são os elementos básicos de uma sociedade e um não existe sem o outro.

Uma sociedade deixará de produzir macacos líderes injustos a partir do momento que ela for justa e para que seja justa terá de ser liderada por macacos líderes justos, que por sua vez são produtos de uma sociedade justa, que por sua vez é produto da justeza de seus líderes, os quais são produtos...

Uma sociedade somente produzirá líderes justos a partir do momento que cada um dos seus membros for o líder de si mesmo. Para ser seu próprio líder o liderado terá de entender e respeitar a liderança do outro, e aí entra o axioma: “O direito de um termina onde começa o do outro”. O grande problema está em cada um de per si, saber onde termina o seu campo de atuação e não invadir o do outro.

Justificar por que há o macaco líder injusto até é possível, pois facilmente poderemos alegar um qualquer distúrbio comportamental e suas mais variadas causas, mas justificar o por quê desse indivíduo ter o poder de liderar é impossível, a não ser que nos baseemos na fraqueza do liderado ou quem sabe, ter este liderado o mesmo distúrbio comportamental, porém em estado latente.

Quanto maior for em uma sociedade, a ignorância, o desconhecimento da capacidade de liderar por parte dos liderados, a miséria, a frustração, a insegurança, mais haverá a possibilidade de o macaco líder injusto ser líder e o que causa espécie é que por este macaco líder injusto os liderados tirem vidas de outrem e o que é de estarrecer, percam as suas próprias.

Há uma tendência entre os liderados para proteger os seus macacos líderes injustos em detrimento dos possíveis macacos líderes justos, havendo (não me perguntem do por quê) uma certa preferência e até prevalência dos primeiros sobre os segundos. Inconscientemente, talvez, vejam refletida no macaco líder injusto, a sua própria imagem ou sintam afinidades com suas injustiças. Déspotas, ditadores, tiranos, misantropos são alvos de suas complacência e compaixão.

Atentando para o que foi desenvolvido e voltando ao início do nosso texto podemos, armado por raciocínio associativo o quebra-cabeça que é a mente humana, entender o porquê de nas sociedades onde predomina a injustiça social mais ocupar a posição de líder o macaco líder injusto.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente