A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

A Verdadeira Vítima

(Géber Romano Accioly)

"Problemas, eu os resolvo... Todos".

Em O Pequeno Príncipe, do Saint-Exupéry, a serpente afirma que está preparada para "solucionar" todos os problemas, o que nos dá pano pras mangas nas horas do diálogo, no "Meditador", com o Tico e com o Teco.

Li textos do "Pequeno da Usina" (de pequeno só o nome) que me induziram a reler, com mais detalhes, o Fernando Pessoa. Ambos, os autores, me maravilham, pois há em eles, tudo de positivo.

Diz a Estatística que um ser humano influencia dez outros diretamente e, indiretamente, vai depender da sua importância. (Euzinho garanto os meus dez, mas Saddam, sabem os deuses.).

O mais recente terremoto no Iram deixou, segundo a mídia, mais de trinta mil vitimas fatais. Será. Será que "vítima" se aplica a quem "foi dessa pra melhor", ou a quem ficou tendo "de arranjar um jeitinho pra viver", segundo Gil?

Afirmo que, diretamente, influencio dez outras pessoas, mas não posso afirmar se de modo positivo ou negativo.

Não posso afirmar, conscientemente, se, com a minha ida para os "felizes campos de caça", deixarei "vítimas" ou "aliviados". (É misteriosa a alma humana!).

Como deísta sinto um pesar incomensurável ao perceber que os "criadores dos deuses", através dos seus "textos sagrados", deixaram, verdadeiras vitimas entre os "cansados e oprimidos", pois a eles ofereceram um enganoso "alivio". Vítimas?

Marcos (ou a "fonte Q" de Marcos) fez de Jesus um deus, ao influenciar Mateus e Lucas, como também João com seu "evangelho" e suas epístolas. É bom lembrar que Lucas foi também, o autor dos Atos dos (ou de) Apóstolos. (pelo menos é o mais cotado). Vítimas?

Joseph Smit Fº, o tradutor das placas do Monte Cumorah, oferece em "O Livro de Mórmon, Um outro Testamento de Jesus Cristo". Vítimas?

Jararaca (o cangaceiro que gostava de jogar recém nascidos pra cima, e "esperar" na ponta do punhal) já está fazendo "milagre" em Mossoró. Vítimas?

Quem sabe se o meu O Hexaedro, um texto sagrado, não será uma "escritura sacra" e Euzinho um "divino inspirado"? (quaquaquá, quá, quá.).

Qual o "criador de deuses" que fará de Saddam um deus, ou um santo, ou um iluminado, ou um profeta, ou pelo menos um beato?

Ainda me estarreço quando ao ligar a "telinha" se vê crianças em passeatas "protestando" contra alguma coisa, entretanto o que não se vê são os "organizadores" do protesto. Vítimas?

Sem teto, sem terra, favelado, excluído usam crianças para "legitimar" invasões da propriedade alheia. Vítimas?

Políticos "beijam" criancinhas para angariar votos e permanecerem poderosos "locupletadores". Vítimas?

Emergentes sociais "adotam" crianças (de preferência negras ou asiáticas) e as exibem em chás beneficentes, para tornarem pública sua "magnanimidade" para com os necessitados. Vítimas?

"Pastorais", em suas "escolas dominicais", "adestram" futuros fiéis que lhe renderão uma gorda "sacolinha" e o dízimo. Vítimas?

Passo pelas "assembléias" e ouço "a voz de deus" mesclado a um "bodejar infernal" (glossolalia com "zombeteiros") meio a "aleluias" e "grora a jisui" em gozo. Vítimas?

"Morrer se for preciso, matar (pelas armas) nunca" (sempre com "doenças de bancos") dizem os rondons, os villas-boas e "sertanistas desbravadores". Vítimas?

Quem são as vítimas dos "rainhas", dos "edires", dos "rossis", dos "citãororó", das "xuxas", das "hebes", dos "faustões", dos "ratinhos", dos "brizolas" e de uma centena de outros "líderes idolatrados"?

Vítima s. f. - 1. Pessoa ou animal que se imolava a uma divindade. 2. Pessoa assassinada ou ferida. 3. Pessoa sacrificada às paixões ou aos interesses de outrem. 4. Pessoa que sucumbe a uma desgraça ou que sofre um infortúnio. 5. Tudo que sofre qualquer dano.

A mim, pouco importa se não a outros, muito me agrada o item três (3), pois tenho certeza que aí está definida... A Verdadeira Vítima.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente