Dizem os Pais dos Burros que: Abrolhos (ó) é um substantivo
masculino usado no plural, significando dificuldades, obstáculos; e difere
de abrolho (ô) vindo do Latim aperi oculus = abre os olhos, que
nomeia penhascos ou penedos pontiagudos; acidente do relevo submarino, em forma
de rochedo, à flor da água, escolhos. Portanto não confundam
A obra do mestre Picasso com a... de aço do mestre de obras.
Dizem as Enciclopédias que: Pentecostalismo é o movimento
de renovação carismática evangélica baseado na crença
de que a experiência do batismo no Espírito Santo deve ser normativa
para todos os cristãos.
São muitas as denominações pentecostais, mas todas têm
em comum o batismo no Espírito Santo, a crença nos dons e a
oração não-convencional. (negrito meu)
O nome pentecostalismo provém da festa judaica de Pentecostes, pois foi
por ocasião dessa festa, após a morte de Jesus, que o Espírito
Santo desceu sobre os discípulos reunidos em assembléia, conforme
está descrito nos Atos dos Apóstolos (At 2:1-4).
Com cultos muito concorridos e entusiásticos, em que a par da leitura
de textos bíblicos usam-se linguagem e música populares, o pentecostalismo
tornou-se, entre as classes mais pobres, (negrito meu) na
segunda metade do século XX, o movimento religioso de maior expansão
no mundo ocidental.
Os pentecostais acreditam que as pessoas batizadas pelo Espírito Santo
poderão ser agraciadas não só com o carisma de falar outras
línguas (glossolalia), mas também com pelo menos um dos demais
dons sobrenaturais: a profecia, a cura, a interpretação de línguas,
as visões, etc. Ao contrário da profecia, a glossolalia não
tem por fim edificar nem instruir, mas apenas confirmar a presença do
Espírito divino.
Histórico.
O movimento de reforma carismática que fundou o pentecostalismo originou-se
em Topeka, Kansas, nos Estados Unidos, em 1901, quando vários fiéis,
sob a liderança do pastor Charles Fox Parham, passaram a falar em outras
línguas.(meditem!!!)
Já no século XIX haviam ocorrido fenômenos semelhantes nos
Estados Unidos e na Inglaterra, mas os pentecostais foram os primeiros a dar
primazia à doutrina prática.
O pentecostalismo cresceu principalmente dentro do movimento mundial de santidade
(Holiness), que se desenvolveu a partir do metodismo americano do século
XIX.
Dos Estados Unidos e Inglaterra, o movimento espalhou-se pelo mundo, levado
por missionários metodistas e pregadores itinerantes. Sua pregação
enfatizou a experiência consciente do batismo no Espírito Santo
e a esperança de uma restauração da igreja no Novo Testamento.
Do pentecostalismo dito clássico, originado do movimento americano, surgiu
nas últimas décadas do século XX o chamado pentecostalismo
autônomo, dissidente do primeiro, formado em torno de novas lideranças
e baseado na tríade cura, exorcismo e prosperidade. (negrito
meu)
Os principais pioneiros do pentecostalismo foram o pastor metodista norueguês
Thomas Ball Barratt, que fundou movimentos na Noruega, Suécia e Inglaterra;
o líder do movimento da Santidade, Jonathan Paul, na Alemanha; Lewi Pethrus,
na Suécia; e Ivan Voronaev, na Rússia, que em 1920 começou
um ministério em Odessa que se espalhou pelas nações eslavas
e fundou mais de 350 congregações na Rússia.
Pentecostalismo Brasileiro. No Brasil, o movimento pentecostalista começou
em 1910 em Belém, PA, onde os imigrantes suecos Daniel Berg e Gunnar
Vingren iniciaram cultos pentecostais numa igreja batista. Logo depois gerou-se
um cisma, do qual resultou a Assembléia de Deus, durante muitos
anos principal denominação pentecostalista brasileira.
Ocorreram depois cruzadas evangelísticas oriundas dos Estados Unidos,
no amplo movimento "Brasil para Cristo". Outras igrejas juntaram-se
ao movimento, como a Metodista Wesleyana Renovada.
No início da década de 1970, o bispo canadense Robert McAlister,
que aderira ao pentecostalismo nas Filipinas, fundou no Brasil a Igreja da Nova
Vida.
Em 1977, o pastor protestante brasileiro Edir Macedo, notável pela veemência
com que criticou os dogmas da Igreja Católica, fundou a Igreja Universal
do Reino de Deus, igreja neo-pentecostal, no Rio de Janeiro, que em breve tempo
passou a contar com centenas de templos, várias emissoras de rádio
e TV e milhões de adeptos no Brasil, além de templos em vários
outros países..
Digo eu, pobre professor pecador perdido, passando pela paupérrima periferia
e ouvindo a tragoidía das sessões de "glossolalia"
sem entender bulufas das mensagens do Espírito Santo:
Pentecostalismo
(Ap. 19, 1 a 10 e 22,20)
Glória a Jesus! Aleluia. Aleluia! Glória a Jesus.Digo também, de uns tempinhos pra cá que ouço a faustosa komoidía financeira das universais e bestificado:
Glória a Jesus! Glória a Jesus! Aleluia. Aleluia!
Glória a Jesus. Glória a Jesus! Aleluia. Aleluia!
Glória a Jesus. Glória a Jesus!
Glória a Jesus! Aleluia. Aleluia! Glória a Jesus.
Glória a Jesus! Glória a Jesus! Aleluia. Aleluia!
Glória a Jesus. Glória a Jesus! Aleluia. Aleluia!
Glória a Jesus. Glória a Jesus!
Aleluia. Aleluia! Glória a Jesus. Glória a Jesus!
Aleluia. Aleluia! Glória a Jesus! Aleluia!
Glória a Jesus. Glória a Jesus! Aleluia. Aleluia!
Glória a Jesus. Aleluia! Glória a Jesus. Glória!!!
Glória!! Glória! Aleluia!!! Gloria!, Glória!!, Glória!!!,
Aleluia! Aleluia!! Aleluia!!!,
Fique na Paz do Senhor Jesus... Irmão!
Na Paz do Senhor... Irmão.
Grória a Jisui!! Aliluia. Aliluia!!
Grória a Jisui!!! Grora!!! Grora!! Grora!
Aliluia!!! Aliluia!! Aliluia!
Teja na Pai do Sinhô... Irimão!
Pai do Sinhô... Irimão!
Pai Sinhô... Irimão!
Prai Sinhô... Irimão.
Trai Sinhô... Irimão.
Atrais Sinhô, Irimão.
(atrás de quem? pra lá!)
O dízimo (que é anual
E o décimo dos bens)
Modernamente, porém
Transformou-o, a Universal
Em propina semanal
Pra subornar o além. Dá-se dinheiro ao pastor
Pois somente ele pode
Dividir certinho os cobres
E repassar pro Senhor,
Mas não tem bolso o Senhor
Vai o suborno pros pobres!? Não!! Vai para a pastoral
Vai também para a piscina,
Pro garotão, pra menina
Pro carango do pastor
E pra que mais se destina?
Para os bancos na Suíça.