A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Os Abrolhos Pentecostais

(Géber Romano Accioly)

Dizem os Pais dos Burros que: Abrolhos (ó) é um substantivo masculino usado no plural, significando dificuldades, obstáculos; e difere de abrolho (ô) vindo do Latim aperi oculus = abre os olhos, que nomeia penhascos ou penedos pontiagudos; acidente do relevo submarino, em forma de rochedo, à flor da água, escolhos. Portanto não confundam “A obra do mestre Picasso com a... de aço do mestre de obras”.

Dizem as Enciclopédias que: ““Pentecostalismo é o movimento de renovação carismática evangélica baseado na crença de que a experiência do batismo no Espírito Santo deve ser normativa para todos os cristãos.

São muitas as denominações pentecostais, mas todas têm em comum o batismo no Espírito Santo, a crença nos dons e a oração não-convencional. (“negrito” meu)

O nome pentecostalismo provém da festa judaica de Pentecostes, pois foi por ocasião dessa festa, após a morte de Jesus, que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos reunidos em assembléia, conforme está descrito nos Atos dos Apóstolos (At 2:1-4).

Com cultos muito concorridos e entusiásticos, em que a par da leitura de textos bíblicos usam-se linguagem e música populares, o pentecostalismo tornou-se, entre as classes mais pobres, (“negrito” meu) na segunda metade do século XX, o movimento religioso de maior expansão no mundo ocidental.

Os pentecostais acreditam que as pessoas batizadas pelo Espírito Santo poderão ser agraciadas não só com o carisma de falar outras línguas (glossolalia), mas também com pelo menos um dos demais dons sobrenaturais: a profecia, a cura, a interpretação de línguas, as visões, etc. Ao contrário da profecia, a glossolalia não tem por fim edificar nem instruir, mas apenas confirmar a presença do Espírito divino.

Histórico.

O movimento de reforma carismática que fundou o pentecostalismo originou-se em Topeka, Kansas, nos Estados Unidos, em 1901, quando vários fiéis, sob a liderança do pastor Charles Fox Parham, passaram a falar em outras línguas.(meditem!!!)

Já no século XIX haviam ocorrido fenômenos semelhantes nos Estados Unidos e na Inglaterra, mas os pentecostais foram os primeiros a dar primazia à doutrina prática.

O pentecostalismo cresceu principalmente dentro do movimento mundial de santidade (Holiness), que se desenvolveu a partir do metodismo americano do século XIX.

Dos Estados Unidos e Inglaterra, o movimento espalhou-se pelo mundo, levado por missionários metodistas e pregadores itinerantes. Sua pregação enfatizou a experiência consciente do batismo no Espírito Santo e a esperança de uma restauração da igreja no Novo Testamento.

Do pentecostalismo dito clássico, originado do movimento americano, surgiu nas últimas décadas do século XX o chamado pentecostalismo autônomo, dissidente do primeiro, formado em torno de novas lideranças e baseado na tríade cura, exorcismo e prosperidade. (“negrito” meu)

Os principais pioneiros do pentecostalismo foram o pastor metodista norueguês Thomas Ball Barratt, que fundou movimentos na Noruega, Suécia e Inglaterra; o líder do movimento da Santidade, Jonathan Paul, na Alemanha; Lewi Pethrus, na Suécia; e Ivan Voronaev, na Rússia, que em 1920 começou um ministério em Odessa que se espalhou pelas nações eslavas e fundou mais de 350 congregações na Rússia.

Pentecostalismo Brasileiro. No Brasil, o movimento pentecostalista começou em 1910 em Belém, PA, onde os imigrantes suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren iniciaram cultos pentecostais numa igreja batista. Logo depois gerou-se um cisma, do qual resultou a Assembléia de Deus, durante muitos anos principal denominação pentecostalista brasileira.

Ocorreram depois cruzadas evangelísticas oriundas dos Estados Unidos, no amplo movimento "Brasil para Cristo". Outras igrejas juntaram-se ao movimento, como a Metodista Wesleyana Renovada.

No início da década de 1970, o bispo canadense Robert McAlister, que aderira ao pentecostalismo nas Filipinas, fundou no Brasil a Igreja da Nova Vida.

Em 1977, o pastor protestante brasileiro Edir Macedo, notável pela veemência com que criticou os dogmas da Igreja Católica, fundou a Igreja Universal do Reino de Deus, igreja neo-pentecostal, no Rio de Janeiro, que em breve tempo passou a contar com centenas de templos, várias emissoras de rádio e TV e milhões de adeptos no Brasil, além de templos em vários outros países.””.

Digo eu, pobre professor pecador perdido, passando pela paupérrima periferia e ouvindo a “tragoidía” das sessões de "glossolalia" sem entender bulufas das mensagens do Espírito Santo:

Pentecostalismo
(Ap. 19, 1 a 10 e 22,20)

Glória a Jesus! Aleluia. Aleluia! Glória a Jesus.
Glória a Jesus! Glória a Jesus! Aleluia. Aleluia!
Glória a Jesus. Glória a Jesus! Aleluia. Aleluia!
Glória a Jesus. Glória a Jesus!
Glória a Jesus! Aleluia. Aleluia! Glória a Jesus.
Glória a Jesus! Glória a Jesus! Aleluia. Aleluia!
Glória a Jesus. Glória a Jesus! Aleluia. Aleluia!
Glória a Jesus. Glória a Jesus!
Aleluia. Aleluia! Glória a Jesus. Glória a Jesus!
Aleluia. Aleluia! Glória a Jesus! Aleluia!
Glória a Jesus. Glória a Jesus! Aleluia. Aleluia!
Glória a Jesus. Aleluia! Glória a Jesus. Glória!!!
Glória!! Glória! Aleluia!!! Gloria!, Glória!!, Glória!!!,
Aleluia! Aleluia!! Aleluia!!!,
Fique na Paz do Senhor Jesus... Irmão!
Na Paz do Senhor... Irmão.
Grória a Jisui!! Aliluia. Aliluia!!
Grória a Jisui!!! Grora!!! Grora!! Grora!
Aliluia!!! Aliluia!! Aliluia!
Teja na Pai do Sinhô... Irimão!
Pai do Sinhô... Irimão!
Pai Sinhô... Irimão!
Prai Sinhô... Irimão.
Trai Sinhô... Irimão.
Atrais Sinhô, Irimão.
(atrás de quem? pra lá!)
Digo também, de uns tempinhos pra cá que ouço a faustosa “komoidía” financeira das universais e bestificado:

Edirmacedismo
(Dt.14:22; Mt.23:23; Hb.7:4)
O dízimo (que é anual
E o décimo dos bens)
Modernamente, porém
Transformou-o, a Universal
Em “propina” semanal
Pra subornar o além. Dá-se dinheiro ao pastor
Pois somente ele pode
Dividir certinho “os cobres”
E repassar pro Senhor,
Mas não tem bolso o Senhor
Vai o suborno pros pobres!?

Não!! Vai para a pastoral
Vai também para a piscina,
Pro “garotão”, pra “menina”
Pro “carango” do pastor
E pra que mais se destina?
Para os bancos na Suíça.
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente