João 13:34
Pelaí, como sempre, altas madrugas, deu-me na telha "viajar" pelo Domingão (da Usnadeletras) e eis que: =Antidemônio 2003 – Um Canto Lírico – (por Domingos Oliveira Medeiros). (Texto inspirado no canto entusiasmado (ou delirante) do amigo Géber Accioly, intitulado Ignorância Ignota.
Dizer que fiquei lisonjeado é pouco, pouco mesmo, pois pra mim, vindo de alguém do quilate de quem veio, se afigurou mais como um incentivo do que como uma massagem no ego.
O texto do Domingos faz um apelo para que os teístas se preocupem menos em denegrir a imagem dos outros deuses e se concentrem nos malefícios demoníacos.
Esta preocupação louvável e justa, entre os teístas, tem a finalidade precípua, de tentar de algum modo, converter, fiéis a outros deuses, a seu Deus, pois no seu entender, somente o seu Deus é realmente o único e verdadeiro.
Quanto à epígrafe, o Mestre dos Mestres diz que: "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros", e por certo o Cristo exortava a seus sectários para que se amassem como ele os amou, entretanto os que lidam com o sagrado, por descuido ou Ignorância (ou por nenhum dos dois, tendo em vista a Santa Inquisição), confundiram AMAR com AMASSAR.
Daí pra frente é por demais sabido dos "amassamentos" ocorridos desde os primórdios, depois das palavras, do "Triunitário".
Pra complicar mais esta tendência dos "adeptos dO Livro" (segundo os do "Outro Livro" [sujo a falar do mal-lavado?]) em confundir o "amássemos" por "amassemos", o Mestre dos Mestres também disse em Mateus 10: 34 "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada." e em Lucas 22: 36 "Disse-lhes pois: Mas agora, quem tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e quem não tiver espada, venda o seu manto e compre-a.", o que fez com que a "meninada mais zelosa com a Palavra" amassasse mais e continuasse amassando cada vez mais.
Inseri no texto ao qual o Domingos se refere, outro texto escrito anteriormente e propositalmente usei a sutil diferença entre a Ode e o Ditirambo, pois este, por ser satírico, se ajusta mais ao meu propósito no "Ridendo mores castigat" do Santeul, quando o fiz Ditirambo à Ignorância.
O autor do texto, "Antidemônio 2003 – Um Canto Lírico", muito apropriadamente, cita Ezequiel 18: 20 "O pecado deve perecer. O filho não responderá pelas faltas dos pais nem o pai pelas faltas do filho. É ao justo que se imputará a sua justiça e ao mau a sua malícia". (20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho, A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.), entretanto há algo de paradoxal, pois temos em Êxodo 20:5 "Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor Yahweh teu Deus, sou Deus zeloso, que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam", e em Romanos 5:12 "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram." o que nos leva a entender (talvez insuflado pelo O Outro) que pecado e culpa são hereditários, senão atávicos.
Quanto ao excerto: "E, por fim: Na segunda tentação que o demônio investiu contra Cristo, de maneira capciosa: “Se é o rei de Israel, desça agora da cruz e creremos nele."(Mt 27,42). Cristo nega-se, evidentemente, a fazer milagres inúteis. Por vaidade ou vanglória", entendo, lendo todo o contexto "39 E os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça 40 e dizendo: Tu, que destróis o santuário e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo; se és Filho de Deus, desce da cruz. 41 De igual modo também os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam: 42 A outros salvou; a si mesmo não pode salvar. Rei de Israel é ele; desça agora da cruz, e creremos nele; 43 confiou em Deus, livre-o ele agora, se lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus. 44 O mesmo lhe lançaram em rosto também os salteadores que com ele foram crucificados.", entendo de um modo diferente pois acho que – os que iam passando, os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos – necessariamente não seriam investidas do Demônio.
Fica muito difícil, dada as várias "traduções" da Bíblia e suas respectivas "revisões", acharmos a tradução que realmente é verdadeira e se o que em ela está escrito condiz com a verdade dos fatos, entretanto, há de se convir que o "transcendental" é sempre "moldado" às conveniências das sociedades, das classes sociais e dos grupos de fiéis.
Gosto não se discute, se lamenta, diz o adágio popular e tendência religiosa é um "gosto" dos mais importantes aos que dele necessitam. Um sinal gráfico mudado dá um qüiproquó dos seiscentos.
Vejamos este exemplo clássico em Lucas 23:43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso. (43. Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso.); mas muitos querem assim: Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso.
Eu heim!