A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

A Fé Sacrifical dos Humildes

(Géber Romano Accioly)

"A Fé é inversamente proporcional a Instrução" (Rhomano 1:1)

Gosto de assistir a documentários "socioreligiosos" pela Discovery, History, National Geographic, P&A e em um deles, sobre a Etiópia, me marcou a frase: "A fé é mais intensa entre os mais humildes" . Movido pela curiosidade selecionei uma pá deles e realmente constatei ser verídica aquela assertiva. Mentalmente associei a fé ao decrescente status quo do nosso Brasil varonil.

Países onde a miséria, a fome, as doenças e a falta de instrução fazem com que a qualidade de vida se torne algo terrível são os que mais possuem religiões e seitas.

As seitas que contam com a fé sacrifical dos humildes são as mais procuradas, pois são as que oferecem maiores "prêmios" no "pos-mortem". (As radicais islâmicas oferecem um paraíso com maiores riquezas, que o paraíso das fundamentalistas judaico/cristãs, e com um bônus de MIL mulheres)

De um modo geral as Bem-Aventuranças cristãs (pra mim o pior texto que há) resumem o que as outras religiões exigem para que se tenha uma vida eterna plena de gozos celestiais: SACRIFÍCIO.

É imposta aos fiéis, ou adeptos, ou devotos, ou crentes uma vida cheia de sacrifícios e mortificações e a eles é imposta a "pobreza" (felizes os pobres de espírito) como condição sine qua non para ingressar nas moradas celestes.

Favela é sempre favela e favelado é sempre favelado quer na Rocinha carioca ou no Entra-Apulso recifense ou na China, ou nos EEUU, ou em qualquer local do planeta onde haja aglomeração de humildes.

Bernard Shaw (Nobel de 1925) afirma que: Colocando moradores de apart-hotel em uma favela dentro de pouco tempo a favela será um apart-hotel; colocando moradores de favela em um apart-hotel dentro de pouco tempo o apart-hotel será uma favela.

Humilde. Quem é o humilde? Seria o que dá aparência de humildade? Modesto? Submisso? Simples?

Modesto. Seria modesto o que tem ou revela modéstia; que pensa ou fala de si sem orgulho; que indica ter poucos haveres quer material ou moral; humilde?

Submisso. Seria o que denota submissão; que está em posição inferior; suplicante; dócil, respeitoso; humilde?

Simples. Seria o que se encontra no grau mais baixo de uma hierarquia, que se deixa facilmente enganar; ingênuo, tolo, crédulo, simplório; sem instrução; ignorante; pobre, modesto, humilde?

Há uma palavra que sintetiza este conceito de "humilde" e ela é: APOUCADO (= Reduzido a pouco; restrito; e pouco espírito; acanhado; pouco desenvolvido, humilde).

A mim, me parece que todos os "caminhos" estão levando a mesma "venda"! Que acham?

Acho eu, sem querer ser o dono da verdade, que nesta "venda" a mercadoria de maior saída é a IGNORÂNCIA . Que acham?

Acho que "evangéicos" favelados que fazem o "porta-a-porta dominical" e nos "abençoam" se rejeitamos o "salvador" por eles oferecido, usam e abusam desta mercadoria. Que acham?

Acho as seitas suicidas que exigem dos seus sectários, como prova de fé, o término da própria vida como sacrifício e caminho para mansões celestes, também são freguesas desta venda. Que acham?

Acho que estas seitas que exigem a fé sacrifical dos humildes estão se "TALIBÃNIZANDO" aos poucos. Que acham?

Existe o MÉDICO e o LIMPADOR DE FOSSAS, existe o VIOLINISTA e o ZABUMBEIRO, existe o que ouve PAVAROTTI e o que ouve LEONARDO, existe o devoto BUDISTA o e crente TALIBÃ, existe o PRESBITERIANO ORTODOXO FUNDAMENTALISTA e o PENTECOSTAL REVIVIDO E REDIMIDO, existe o FHC e o... (tu tá achando que sou besta, é!?). Seriam estas diversidades os indicadores de que algo existe demonstrando que "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa"?

Sócrates, via "A Republica", de Platão, nos diz que: " Somente o sábio pode governar ", e seria este SÁBIO alguém em oposição ao APOUCADO?

PS: Por que somente os "humildes" fazem sacrifícios enquanto seus líderes não?

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente