A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Cadeias Alimentares

(Géber Romano Accioly)

A partir do momento que a vida iniciou, há aproximadamente quatro bilhões de anos, em nosso planeta, seus elementos se agruparam em vegetais, animais e vírus que são mantidos por uma série de processos e de relações energéticas.

Essa série, que agrupa os membros de uma comunidade natural, inicia-se nos estratos vegetais capazes de transformar material inorgânico em orgânico e regula a evolução de um Ecossistema A sucessão de organismos vivos que se nutrem uns dos outros em determinada ordem é chamada de Cadeia Alimentar.

Tomando o termo ALIMENTO como algo capaz de nutrir não somente o corpo(=corpóreo) mas também o espírito(=incorpóreo), vamos estabelecer os ESTRATOS(=elementos que se encontram no plano mais baixo) e os TOPOS(=elementos que se encontram no plano mais alto) das diversas Cadeias Alimentares.

Tomemos como exemplo um CARACARÁ (=Ave da família dos falconídeos, (Polyborus plancus) é um dos mais conhecidos gaviões campestres ou de orla de mata. Ocorrendo da Flórida à Terra do Fogo, no Brasil recebe ainda outros nomes, como Carcará, Carancho, Caracaraí ou Gavião-de-queimada. Seu corpo mede 56cm, com 123cm de envergadura. A plumagem é alvinegra. A cara é amarela ou vermelha e um penacho na nuca dá forma característica à cabeça. Os imaturos são pardos, com peito estriado e cara violácea ou amarelo-clara. Onívoro e necrófago, come filhotes de aves e pássaros, come pequenos animais, demonstrando preferência por cobras, ratos, lagartos, lagartixas, come insetos, caracóis, minhocas, como também algumas frutas e sementes).

Logo no "topo" desta cadeia está o Carcará e no "estrato" podem estar uma Minhoca, que se alimenta de material orgânico em decomposição, ou uma Semente, que provavelmente será um vegetal, e para que ele se mantenha voando pelai, se faz necessário uma cadeia alimentar formada por elementos bastante variados.

Entretanto esta cadeia alimentar pode ser destruída com apenas um elemento, colocado na terra: AGROTÓXICO (= Substância ou mistura, natural ou sintética, usada para destruir plantas, animais (principalmente insetos), fungos, bactérias e vírus que prejudicam as plantações. Enquadra-se em várias categorias: Germicida, que destrói microrganismos patogênicos e embriões; Fungicida, que elimina os fungos; Herbicida, que combate as ervas; Raticidas que destrem pequenos roedores; Formicidas que matam formigas; Cupinicidas que combatem cupins e outros. Age por contato, envenenamento ou asfixia. Pode ser de origem vegetal, animal ou mineral, ou ainda sintética. Dentre os inseticidas de origem vegetal destacam-se alcalóides de veratrina, anabasina, nicotina e nornicotina, piretrinas, rianodina e rotenona. Os de origem animal incluem as toxinas elaboradas pelo Bacillus thuringiensis. Os inorgânicos ou de origem mineral, muito usados até a década de 1950, incluem cloretos de mercúrio, arseniatos de chumbo, de cálcio, de sódio, e de alumínio, acetoarsenito de cobre, arsenito de sódio e de bário, criolita e selênio. Os agrotóxicos orgânicos de síntese abrangem os seguintes conjuntos: organoalogenados (DDT, BHC, lindano, clordane, heptacloro, aldrin, dieldrin, endrin etc.); organofosforados (azinfos, malation, paration, forato, oxidemetonmetilo etc.); sulfonas e sulfonatos (tetrasul, tetradifon, fenizon etc.); e os carbamatos (carbaril, isolane etc).

Dado o acima, ora em diante, se perguntado o que fazer para extinguir o CARCARÁ de um modo eficiente, por certo o Leitor amigo responderia, sem vacilar, que usassem o AGROTÓXICO (também conhecido pelo "eufemisado" nome de "defensivo agrícola"), pois este destrói a plantinha, ou a minhoquinha que comeu a plantinha envenenada, ou o lagartinho que comeu a minhoquinha envenenada, etc. ...

De agora em diante deixarei para o Leitor al tarefa de localizar os ESTRATOS para os TOPOS de Cadeias Alimentares, pois apenas nomearei os TOPOS.

Qual seria o estrato de:
LEITOR...
ESCRITOR...
JAGUAR...
JACARÉ...
RECIFE DE CORAL...
BALEIA...
POLÍTICO...
EMPREITEIRO...
ANÃO DO ORçAMENTO...
LÍDER RELIGIOSO...
FIEL DE SEITA...
GENTE-BOMBA...
...

ET: O AGROTÓXICO está para o CARCARÁ assim como a IGNORÂNCIA esta para o GÊNERO HUMANO e será que é mais fácil aceitar a meia-verdade como verdade apenas porque ela tanto pode ser mentira como verdade?

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente