A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Donos da Verdade

(Géber Romano Accioly)

"O trovão precede o raio, mas a criança não sabe e se assusta" - Ovídio

Li em "Sabedoria", excelente texto de a Milene Arder, o aforismo em epigrafe, que servirá de intertexto para está reflexão sobre o bom ou o mau uso do Saber.

Sócrates com *Sei que nada se*. e Sêneca com *Só uma coisa sabemos: é que não sabemos nada*., nos induzem a refletir sobre aquele que, dizendo que tudo sabe, faz mau uso do seu Saber.

Não é menos culpado aquele que, por saber do errado, pensando que é o certo, o transmite por certo, pois causa o mesmo dano daquele que sabe ser errado, mas o diz por certo.

Para que alguém possa dizer - SEI - terá de esgotar TODAS as possibilidades sobre aquilo que diz saber e, creio eu, é IMPOSSIVEL.

Como posso dizer que o certo está no que digo se desconheço alguma possibilidade do meu certo estar errado?

Para que não fiquemos em teorias vamos "concretizar" esta reflexão com a ABSTRAçÃO mais CONCRETA que há: DEUS.

Como pode alguém, sem faça mau uso do Saber, afirmar: - O meu Deus é o único e verdadeiro se há tantos deuses quantos as conveniências de cada um.
O que é tido por certo hoje pode ser errado amanhã e vice-versa, senão vejamos o que está em Mateus 5:38 - Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente e, em 5:39 - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e mais em 5:43 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo, e 5:44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Mudam-se os tempos, mudam-se os costumes!

Nossa obrigação é buscar constantemente, a causa da nossa ignorância para, como Kahlil Gibran, poder dizer: "Se eu conhecesse a causa da minha ignorância seria um sábio."

Concluo dizendo aos "Donos da Verdade": DEIXEM DE SER CHATOS!!!

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente