A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Garizim e Ebal

(Géber Romano Accioly)

Em Garizim, samaritanos reclusos que provêem os seus próprios sustentos com o suor de seus rostos e ajudam quantos os procuram em suas clausuras, oradas e mosteiros, porque eles estão em Deus; em Ebal, farizeus ostentadores de riquezas em suas mansões e seus "carrões" alegando "bênçãos divinas" à custa de incautos simplórios "fieis", porque Deus cuidara deles, ah! se cuidará!

Em Garizim, construtores de salas-de-aula porque dão o que o povo precisa e afastam a ignorância, porque eles estão em Deus; em Ebal os "protetores messiânicos" porque dão o que o povo quer e os mantém sob seu jugo porque Deus cuidará deles, ah! se cuidará!

Em Garizim, criadores de seus próprios destinos que trabalham e ajuntam, porque estão em Deus; em Ebal, os merecedores das bem-aventuranças porque Deus cuidará deles, ah! se cuidará.

Em Garizim, justos aplicadores da Justiça, porque eles estão em Deus; em Ebal, manipuladores das leis, porque Deus cuidará deles, ah! se cuidará!

Em Garizim, sábios que se esforçaram para adquirir conhecimentos, porque eles estão em Deus; em Ebal, ignorantes que se acomodaram por adiamentos, porque Deus cuidará deles, ah! se cuidará!

Em Garizim, fiéis adoradores em "espírito e verdade", porque eles estão em Deus; em Ebal fieis adoradores em templos de seitas suicidas, porque Deus cuidará deles, ah! se cuidará!

Em Garizim, preservadores da biodiversidade, porque eles estão em Deus; em Ebal, todos que procuram apenas melhorar a qualidade de vida humana, porque Deus cuidará deles, ah! se cuidará!

Em Garizim, promotores da boa música porque estão em Deus; em Ebal, divulgadores do brega, porque Deus cuidará deles, ah! se cuidará!

Em Garizim, os que entenderam a vaidade do "meu", porque eles estão em Deus; em Ebal, os que ajuntam e se apegam, porque Deus cuidará deles, ah! se cuidará!

Em Garizim, os que não julgam para não serem julgados, os que não acusam para não serem acusados, os que não molestam para não serem molestados, os que não perturbam o sossego alheio com seus alto-falantes baseados na falsa premissa de "ide por todo o mundo e pregai..."; em Ebal, os que ao lerem estes escritos se sentirem melindrados, feridos porque lhes coube a carapuça e os que irão obrigatoriamente para os céus de seus deuses, porque não os querem nos infernos os seus demônios.

Em Garizim, os que ajuntam; em Ebal, os que espalham; em Garizim, os que unem; em Ebal, os que separam; Em Garizim, os que dão, em Ebal os que pedem; em Garizim, eu e quem está comigo; em Ebal, quem não está comigo.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente