A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Abraaõismo

(Géber Romano Accioly)

Em minha "Profissão de Fé" informei ter religião diferente, e, por certo, não fosse atualmente, ALGOÍSTA não escolheria nem Judaísmo, nem Cristianismo, nem Islamismo pois seria adepto do ABRAÃOISMO.
Falo "atualmente Algoísta" por já ter sido (e ser também): Hinduísta, Católico, Budista, Protestante, Umbandista, Kardecista, o scambau... (Somente nunca fui nem rico nem burro, o resto!!!)

"Ora direis, tresloucado amigo,..." Não perdi não senhor! Somente Abraão UNE (nada de política) as três formas de fé que mais se digladiam: a Judaica, a Cristã e a Islâmica fazendo com que sejam Judaica/Cristã/Islâmica, e que atualmente estão separadas pelo advento de Jessuá bem Pandirra (Jesus, o Cristo).
Procuro, racionalmente, colocar conceitos que a mim se afiguram como corretos sem me preocupar se APOUCADOS não os entendem. Para o Judaísmo Jesus é um "ilustre desconhecido"; para o Cristianismo Jesus é Deus; para o Islamismo Jesus é o quarto profeta.

Quando *Issa (nome de Jessuá como hinduísta, pois estudou em Caxemira, Índia, dos doze aos trinta anos) iniciou sua missão ele divulgava, apenas, uma forma de hinduismo, MAS não foi entendida POR NINGUÉM e depois de sua morte sua mensagem foi DISTORCIDA e deu no que deu.
Pessoalmente tenho Jesus como um dos GRANDES MESTRES da humanidade, mas infelizmente, suas palavras estão eivadas de conceitos anteriores a ele e dificilmente saberemos se foi dito por ele ou "colocado em sua boca", entretanto JAMAIS poderemos negar sua importância para a civilização ocidental.

Tenho me batido, tenho debatido, tenho me descabelado (enquanto tinha algum) e vou "dessa para outra" afirmando: A IGNORÂNCIA É A ORIGEM DE TODOS OS MALES MÃE DOS APROVEITADORES.
Os aproveitadores sejam ECLESIÁSTICOS, CIVIS OU MILITARES que exercem qualquer autoridade (de "croinha" a sumo pontífice, de presidente de liga de dominó a da republica, de "araque de puliça" a membro do estado maior) não têm o menor interesse em acabar com a IGNORÂNCIA, pois o fazem, NA MAIORIA DAS VEZES, inconscientemente por AUTOPRESERVAçÃO.

Quem quiser se dar o trabalho de examinar os escrevinhados de toda minha vida sou recorrente e recorrente do mesmo tema: IGNORÂNCIA. (Para tanto comecei a ser "professor profissional" aos dezesseis anos, em Tamandaré, PE, lecionando para os "Periquitos" [família importante na cidade] o Admissão ao Ginásio).

Desenvolvi minha veia satírica para melhor expor minhas idéias, pois sigo o Santeul: "Ridendo castigat mores", mas posso ir até o sardônico.
Quando uso "formas clássicas fixas" tipo Soneto, Sextina, Ode, Ditirambo, (dou preferência ao "Ditirambo" por satírico), sempre deixo um "quê" de ridículo.
No popular "Cordel", criei a "Zombadeira" por antítese a "Gemedeira"

Enquanto não SE EDUCAR O HOMEM toda a humanidade pagará o preço dos PODRES PODERES, do Caetano Veloso, e seguirá a PROCISSÃO do Gilberto Gil.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente