A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Justiça ou Vingança?

(Géber Romano Accioly)

(a) Alguém, diretamente e estando presente, manda alguém realizar determinada coisa, ou contrata alguém, ou pede a alguém para realizar determinada coisa e este contato direto é corriqueiro.

(b) Alguém indiretamente, através de um terceiro, manda alguém realizar determinada coisa, ou contrata alguém, ou pede a alguém para realizar determinada coisa e este contato indireto é também corriqueiro, entretanto envolve a confiança neste terceiro, pois ele está representando alguém que está ausente.

O item (a), que se baseia na confiança, tem a ver com a socialização; o item (b), que se baseia também na confiança, entretanto em uma confiança "desconfiançável", tem a ver com a religião.

Voltando ao tema proposto, no frigir dos ovos, para serem realizadas a contento de forma "legal, moral e ética", deve, a justiça, estar inserida na socialização; e a vingança deve estar inserida na religião.

Justiça pode e deve ser exercida tanto pelos homens como por Deus; vingança somente pode e deve ser exercida por Deus, mesmo que para tanto utilize os homens, pois por motivos óbvios Ele não pode exercer diretamente.

*** Cabe uma explicação: Grafei Deus por ser o tratamento comum ao Deus de duas grandes religiões: Judaico/Cristã e Islâmica, pois estas religiões têm o mesmo Deus com nomes diferentes: Deus Yahweh para os Judaicos/Cristãos e Deus Alah para os muçulmanos. A "divisão" se deu com os netos de Abraão, Jacob e Esaú, mas isto é outra história. (Por sinal... terrível).***

Se o homem exercer a vingança sem ser "requerida ou autorizada" por Deus ele está errado.
Analisemos 1SM 18:25: - "Então disse Saul: Assim direis a Davi: O rei não tem necessidade de dote, senão de cem prepúcios de filisteus, para se tomar vingança dos inimigos do rei. Porquanto Saul tentava fazer cair a Davi pela mão dos filisteus".</is> Sacaram a malícia do Saul que queria ver a "caveira" do Davi? Sua atitude tornou-se ilegal, imoral e antiética, porque somente Deus pode se vingar ou pode autorizar alguém para exercer sua vingança. (Filisteus são palestinos?)

Analisemos estes outros textos: SL 94:1 - Ó Senhor Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus Yahweh, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente ". e JR 46:10 -" Porque este dia é o dia do Senhor Deus dos Exércitos, dia de vingança para ele se vingar dos seus adversários; e a espada devorará, e fartar-se-á, e embriagar-se-á com o sangue deles; porque o Senhor Deus dos Exércitos tem um sacrifício na terra do norte, junto ao rio Eufrates".

Mesmo que o último texto pareça por demais duro temos de levar em conta que... que...NÃO TEMOS DE LEVAR EM CONTA NADA, pois são textos deste teor, (as Escrituras Sagradas dessas duas religiões estão cheias deles), que alimentam guerras iniciadas por descendentes de Jacó (Israel) e de Esaú há mais de cinco mil anos e QUE NUNCA VÃO ACABAR, pois se baseiam na INTOLERÂNCIA e na IGNORÂNCIA .

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente