A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Boa Aparência

(Géber Romano Accioly)

"A Beleza é o ornamento da Virtude"

Sempre me inculcou o ideal de beleza humana com o qual se estabelecem parâmetros para se ter boa aparência.

Como me fiz gente sendo embalado pela Ética e pela Moral do Cristianismo judaico ou Judaísmo cristão eu aprendi a ter como parâmetro de beleza, para a mulher, a "Vênus de Milo" de autor desconhecido, do século II a.C, e, para o homem, o "Davi" de Michelangelo, do século XV d.C.

A epigrafe está em um enigmático retrato que Leonardo da Vince pintou, provavelmente de uma certa Genovevre (uma contemporânea), como ideal de beleza e virtude que muito lembra as atuais "Nossas Senhoras".

Recentemente minha cara metade adquiriu pôsteres dos "corações" de Maria e de Jesus. O de Maria é a Nossa Senhora do Rosário e o de Jesus é aquele que ele olha para nós como que dizendo: - Deixa-te estar!

Como os vejo constantemente agora sei que ter boa aparência é parecer-se, o mais possível, com a "Nossa Senhora do Rosário", para as mulheres, e parecer-se, o mais possível, com o "Coração de Jesus", para os homens.

Trocando em miúdos: Pele branca tendendo para o tipo alourado, olhos castanho-azulados, cabelos castanhos lisos ondulados, tez macia, gestos meigos, dedos alongados, estatura mediana, peso dentro dos padrões "normais", rosto ovalado, lábios médios e levemente carnudos, fazem com se tenha uma boa aparência.

Quando, nos idos anos dourados da mocidade, andava eu à cata de emprego, os anúncios de - Precisam-se de funcionários com boa aparência - sempre eliminava muitos concorrentes e, felizmente, nunca fui eliminado por este item, logo rsrsrsrsrs.

Parecer com os nossos ideais de santidade ou mesmo com nossos deuses é ter boa aparência, e além do mais, ter boa aparência liga-se intimamente a possibilidade de sermos bons e sermos bons liga-se a possibilidade de fazer o bem e assim por diante até que o ter boa aparência significa estar ligado a Deus. Deus é bonito; o Demônio é feio e ponto final!

Quando se vê, pelos canais da TV por assinatura, os bispos e "bispas", missionários e missionárias, pastores e "pastoras" das novas seitas e "religiões" televisivas é que esta "similitude" se torna evidente.

Belezas angelicais teatralizam suas "mensagens" divinais em um cenário celestial onde predominam os grandes espaços, a luz e a brancura.

Do "Poetinha", o "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental", ainda pesa, em "desempates", na seleção de certas atividades aonde é "discretamente imprescindível" a boa aparência.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente