A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Mudar o mundo

(Sarah D.A. Lynch)

Sim, mudar o mundo é uma necessidade premente, seja o meio ambiente, seja a violência, seja a educação, seja a pobreza.

Agora diga isto às multidões de adolescentes e jovens que buscam alguém a quem culpar pela separação dos pais e da falta de dinheiro para ir ao shopping.

Diga isto ao homem que não consegue mais chamar a atenção das meninas bonitas, ou à mulher que foi abandonada com três filhos para criar e se acha feia, velha, cansada.

Não acredito a mínima que as pessoas realmente se preocupem com a situação do mundo. Se uma criança faminta bater à sua porta, vão mandar embora; se virem alguém sendo atacado, vão fugir sem nem mesmo chamar a polícia. Não vão pensar que mais um papel de bala vai influenciar a sujeira da praia, então por que não jogar na areia?

E por aí vai... Isto tudo para dizer que o problema NÃO É a humanidade. É o indivíduo. Não existe tal coisa como humanidade, ismos e etceteras. O que existe é UM indivíduo fazendo a escolha errada. E quando uma enorme quantidade de indivíduos fazem a mesma escolha, seja ela certa ou errada, temos uma "humanidade", um "ismo", uma igreja, um movimento político.

A resposta sempre foi mudar uma pessoa por vez, pacientemente. Se você faz a sua parte, modificando primeiro a si, depois o que puder do que está ao seu redor, vai fazer com que outra pessoa faça o mesmo, e assim sucessivamente, até que uma quantidade imensa de pessoas comece a fazer uma diferença.

Mas o pensamento é: TODO MUNDO faz assim, então para que mudar? E é nisto que jaz todo o problema.

Vai daí: quer limpeza? LIMPE SUA CASA. Quer honestidade? SEJA HONESTO. Quer livre-arbítrio? DÊ LIBERDADE DE ESCOLHA AOS QUE ESTÃO SOB VOCÊ.

Tudo - TUDO começa no Universo que é você. Só depois se expande para abranger outros.

O que nos leva ao axioma máximo da Magia: "O que está acima é como o que está abaixo." Ou seja, o MICROCOSMO (o indivíduo) é igual ao MACROCOSMO (o Universo), e este o reflete. Mude o primeiro, ou seja, o microcosmo que é você, e o pequeno grupo de pessoas que está sob você, e mudará o outro, ou seja, o macrocosmo. Não é o contrário.

Por sinal, este é o axioma de quase todos os mitos e religiões, o que lhe dá o cunho de Verdade Universal.

E, como já disse e repito, a História foi escrita pelos vencedores, que a pintam como querem. Os mitos e religiões foram escritos pelos perdedores, e colocam neles toda a esperança por um mundo melhor.

Esteja você onde estiver - encabeçando uma empresa, um grupo, uma família, ou simplesmente sendo parte da empresa, do grupo, da família - ainda sim você tem o poder de mudar o Universo. Você pode mudar a si mesmo.

Pense nisto.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente